Para quem está em busca de emprego sabe em as dificuldades de se encontrar um. A exigência está cada vez maior, e a experiência é fator que conta para que este objetivo seja alcançado.
Para quem é jovem é muito difícil conseguir essa experiência que tanto pedem, justamente porque o mercado está cada vez mais fechado para este fim, o que exige um esforço muito maior.
A chance que aparece é como jovem aprendiz. O programa jovem aprendiz visa dar a chance a jovens para que eles tenham a experiência que tanto precisam para poderem conseguir emprego futuramente.
É justamente a chance que muitos deles esperam. Com o programa jovem aprendiz se tem o aprendizado técnico e operacional e também o teórico, de modo que o desenvolvimento seja completo.
Assim, o jovem passa a disputar vagas de emprego de maneira mais igualitária a todos os outros, e suas probabilidades de conseguir a vaga são altas, já que muitas instituições prezam pela boa recomendação.
Esse é o caso do Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE, que é um centro especializado neste tipo de direcionamento. É conhecido por intermediar os vínculos de estágio e de jovem aprendiz.
Por isso o jovem aprendiz CIEE tem uma certa vantagem sobre os outros, já que está em uma instituição que preza pela formação profissional de modo a direcionar o futuro profissional da melhor maneira.
Por este motivo traremos a seguir todos os benefícios do jovem aprendiz CIEE e as vantagens que se tem ao participar deste programa. Além disso, também daremos todas as dicas de como realizar a inscrição.
Participar de um programa de jovem aprendiz é a chance que muitas pessoas precisam para poderem ingressar no mercado de trabalho, frente à oportunidades tão escassas e cada vez mais exigentes.
Benefícios e vantagens CIEE
A Lei da Aprendizagem é a responsável por administrar e fiscalizar tudo com relação aos vínculos firmados entre aprendiz e empresa. Através dessa lei, alguns benefícios são garantidos e outros podem ser adicionados, a depender da empresa em questão. O jovem aprendiz CIEE tem entre os benefícios:
- Carteira assinada
- Jornada de 6 horas por dia
- Salário compatível com o mercado
- Vale refeição
- Vale transporte
- Recolhimento do INSS
- Décimo terceiro salário
- FGTS
- Férias remuneradas
Além disso, o jovem aprendiz CIEE tem a chance de ter um benefício ainda maior, que é ter uma preparação profissional completa, com conteúdos teóricos que visam preparar o jovem para o mercado de trabalho.
Isso ocorre pois, como dito anteriormente, o CIEE é um dos centros especializados na preparação e formação de jovens, com vínculos fechados com diversas empresas dos mais variados segmentos.
Para isso, o jovem deverá ser muito ativo e estar atento à todas as atividades inerentes à sua função. Cada decisão tomada é fundamental para que consiga ir mais longe e com o apoio dos superiores.
Assim, quando o contrato de aprendiz for encerrado estará pronto para os desafios inerentes à profissão a qual dedicou horas de aprendizado. No entanto isso não significa que a preparação se encerrou.
Sendo o mercado alvo de inúmeras mudanças constantemente e por vários setores, é imprescindível que o jovem aprendiz esteja sempre antenado ao que acontece e a melhor forma de continuar se preparando profissionalmente.
Inscrições
O processo de inscrição para quem se interessa para preenchimento da vaga pode ser feito no site oficial do CIEE, mais especificamente no campo reservado para cadastro de estudantes.
No site o jovem deve adicionar os seus dados pessoais e confirmar participação para o processo seletivo, que é feito de maneira integral na empresa e sob responsabilidade e condição da mesma.
Para ser jovem aprendiz CIEE o candidato precisa antes pré requisitos que são obrigatórios e que são regidos pela Lei da Aprendizagem. São requisitos que garantem que ele pode ter acesso à oportunidades, sem que estas sejam tomadas por pessoas que não precisam tanto do programa.
De maneira geral o jovem precisa:
- Ter idade a partir dos 14 anos
- Estar matriculado e frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio
- Não possuir nenhuma experiência comprovada em carteira
- Ter disponibilidade diária para as atividades teóricas e práticas
Caso cumpra tais requisitos, a inscrição poderá ser feita e o candidato estará participando do processo seletivo. Vale lembrar que os dados fornecidos são devidamente conferidos e passam por um processo de verificação.
Qualquer erro ou informação desencontrada pode colocar a perder a vaga para jovem aprendiz CIEE, por isso é preciso bastante atenção no ato da inscrição para o programa desejado.
Assim, será possível ter a oportunidade de colocar um pé no mercado de trabalho, com a vantagem de ter uma das melhores preparações voltadas para este segmento, preparação que é referência para outros centros de formação.
Assim, a chance esperada de um bom emprego vai se tornar ainda mais próxima da realização.