Jovem Aprendiz Correios: Confira as vagas para 2021

Se você está em busca da sua primeira oportunidade de emprego, já pode começar a se preparar para poder trabalhar nos Correios. Isso porque o órgão realiza todos os anos um processo seletivo que disponibiliza oportunidades para jovens estudantes do país inteiro, por meio do Jovem Aprendiz.

Publicidade

A iniciativa tem como intuito facilitar o acesso ao primeiro emprego e favorecer a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. A falta de qualificação é suprida pelo programa, que além de oferecer um estágio ao jovem, também lhe dá uma vaga gratuita em um curso técnico.

Para trabalhar nos Correios e adquirir uma grande experiência para o seu currículo, tudo o que você precisa fazer é conhecer um pouco mais sobre o Jovem Aprendiz, entender os seus requisitos e realizar a inscrição. Caso você não saiba nada disso, poderá encontrar todos os detalhes a seguir. Veja como participar do Jovem Aprendiz Correios!

Jovem Aprendiz Correios

O Jovem Aprendiz Correios vem acontecendo todos os anos já há bastante tempo. Na sua última edição, que ocorreu em 2020, o programa ofertou 4.983 oportunidades para todo o país. Na época, os jovens selecionados iriam atuar nas unidades dos Correios e poderiam escolher entre fazer um curso técnico de Assistente Administrativo ou de Assistente de Logística.

Essas oportunidades são as mesmas, afinal ao atuar dentro da unidade, o jovem poderá desempenhar funções de diferentes setores e enriquecer o seu conhecimento. Com um curso desse tipo, podem trabalhar em qualquer empresa do mercado de trabalho e ampliar seus horizontes se continuarem estudando.

O Jovem Aprendiz Correios ainda não possui uma data para ser realizado durante esse ano, mas as novas oportunidades deverão ser anunciadas muito em breve pela instituição, portanto fique de olho.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz Correios

Muitos jovens estudantes brasileiros almejam se tornar um Jovem Aprendiz Correios, mas para que isso seja possível, é necessário atender aos requisitos do programa que foram estabelecidos através da lei de Aprendizagem.

No caso do Jovem Aprendiz Correios, podem participar jovens de 14 a 22 anos que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou que já tenham terminado os estudos. No caso de pessoa com deficiência, não há um limite de idade. Apesar de esses serem os únicos requisitos do programa, a seleção também leva em conta a renda familiar, por isso o mais indicado é que os jovens tenham uma renda mensal de até R$1,8 mil. O processo seletivo também leva em conta a aprovação escolar, por isso jovens que possuem boas notas na escola possuem maiores chances de serem selecionados para o Jovem Aprendiz Correios.

Vantagens do Jovem Aprendiz Correios

Participar do Jovem Aprendiz Correios é uma grande oportunidade que pode mudar a vida de qualquer jovem estudante. Você trabalhará em um dos principais órgãos do nosso país, lidando diariamente com obstáculos e com as mais diversas tarefas que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional. Somente com uma experiência profissional na prática é possível absorver muito mais conhecimento e assim se destacar no mercado de trabalho.

Publicidade

Além disso, o Jovem Aprendiz Correios tem garantido por lei todos os seus direitos trabalhistas, como qualquer outro funcionário da empresa. Isso implica que o jovem deverá receber um salário mensal acompanhado de vale transporte e vale alimentação, além de também ter direito a férias remuneradas, 13º salário, FGTS, seguro desemprego e carteira assinada ou contrato de aprendizado.

Esses são os benefícios garantidos por lei, sendo que a própria empresa também pode oferecer outros. Quem for selecionado para atuar como Jovem Aprendiz Correios também ganhará o uniforme da empresa.

Inscrições do Jovem Aprendiz Correios

Todas as etapas do processo seletivo para participar do Jovem Aprendiz Correios podem ser acompanhadas online, no site da empresa. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/lst_concurso.cfm?con_nu=1207 e clicar na opção “Em andamento – Pós-inscrições”.

Nessa opção será possível conferir se há algum processo seletivo em aberto para se inscrever. Se houver, será possível ler o edital e efetuar a inscrição, preenchendo um formulário com centenas de informações pessoais. É importante preencher com calma para se certificar de que todos os dados estão corretos. Depois de se inscrever, será possível acompanhar a sua inscrição e conferir o resultado na mesma página.

Não há uma data específica para a realização das inscrições para o Jovem Aprendiz Correios desse ano, pode acontecer a qualquer momento, por isso é essencial que os jovens interessados fiquem de olho no site. Geralmente a empresa realiza somente um processo seletivo por ano disponibilizando centenas de vagas que irão selecionar jovens aprendizes para atuar em todas suas unidades espalhadas pelo país.

Oportunidades Jovem Aprendiz

As oportunidades para se tornar um Jovem Aprendiz não são poucas. Como você viu, somente os Correios ofereceram quase 5 mil oportunidades ano passado, sem mencionar todas as demais empresas brasileiras que são parceiras do programa e estão sempre selecionando novos jovens e disponibilizando vagas.

Se você não quer trabalhar nos Correios, é possível se tornar um Jovem Aprendiz em qualquer outra empresa da indústria e do comércio, afinal centenas delas realizam o programa. Você só precisa definir aonde quer trabalhar e pesquisar se essa empresa oferece vagas no Jovem Aprendiz: apenas para você saber, empresas de médio a grande porte são obrigadas a realizar o programa.

As oportunidades de Jovem Aprendiz já permitiram que milhares de jovens brasileiros conseguissem uma qualificação profissional gratuita e se destacassem no mercado de trabalho, não ficando para trás como geralmente acontece. Por isso você não deve deixar essa oportunidade passar: procure pelas empresas que realizam o programa em sua cidade, se inscreva e aguarde os processos seletivos.

O Jovem Aprendiz continua sendo realizado todos os anos e por enquanto não há previsão de mudanças na sua realização, mas é importante aproveitar enquanto ele ainda está acessível a todos. Lembre-se sempre de conferir os requisitos exigidos por cada empresa, principalmente de idade, pois eles podem mudar. Fique de olho nos sites para não perder nenhuma informação e se inscreva o quanto antes para garantir uma vaga.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

CLT como funciona o contrato do jovem aprendiz

Jovem Aprendiz Santander: Como realizar sua inscrição