in

Reforma trabalhista e o programa jovem aprendiz

A reforma trabalhista foi aprovada recentemente, e estabelece muitas mudanças para quem trabalha de carteira assinada, alterando condições, trazendo novas regras e principalmente construindo um novo rumo nesse sentido.

Se ele mexe nas modalidades de trabalho que utilizam como base a CLT, o programa jovem aprendiz é afetado? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem, e que tem como causa as mudanças que já foram realizadas.

O programa jovem aprendiz é um dos responsáveis por captar e capacitar milhares de jovens para o mercado de trabalho, dando oportunidade de adquirir experiência e principalmente suporte para o desenvolvimento profissional.

Por isso é preciso entender se uma mudança tão significativa tem impacto no tipo de trabalho que é realizado, e especialmente em todo o contexto de recepção desses jovens que precisam desse espaço.

A seguir você vai ver todos os detalhes sobre a reforma trabalhista e também os impactos que pode causar no programa jovem aprendiz, entendendo quais são os principais pilares desse programa que é o responsável pela empregabilidade de milhares de jovens.

Reforma trabalhista

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe uma série de consequências para o mercado no mundo inteiro. Milhares de contratos precisaram ser revistos, e também outras decisões foram necessárias para a continuidade de empregos.

A reforma trabalhista, portanto, foi uma tentativa de alterar algumas leis já consolidadas, mas que no momento precisariam ser revistas, como flexibilização da carga horária e também do salário.

Existem cenários diferentes, como o fato de ter uma redução da jornada, garantia da jornada completa na modalidade remota e também quando a empresa paga parte do salário, tendo a outra garantida pelo governo.

Tudo isso foi aprovado e já entrou em vigor, mas muitas dúvidas surgiram, principalmente pelo fato de que os jovens aprendizes também são atendidos pela CLT. Nesse caso haveria mudança também no programa?

Entender tudo o que está acontecendo é uma forma muito eficaz de conseguir estabelecer quais são as regras necessárias e especialmente quais são os passos a serem dados para o que você planeja de fato.

Impacto no programa jovem aprendiz

Em um primeiro momento houve um princípio de mudança que não agradou as pessoas que já acompanham o programa há algum tempo, e isso causou uma certa pressão para a sua alteração.

De uma maneira resumida, estabeleceu-se que os jovens aprendizes não teriam todos os direitos assegurados, como férias e 13° salários, algo que faz parte da composição do programa e que é direito garantido.

Outro fator que poderia mudar e muito as condições do jovem aprendiz era o fato de que as empresas poderiam contratar jovens de baixa renda de outros programas e preencher o quantitativo que deve ser de aprendizes.

A partir da má repercussão, essa medida foi deixada de lado, e então, seguem todas as diretrizes do programa jovem aprendiz da maneira como está, sem alterações que devam ser feitas.

Isso dá ao jovem aprendiz uma estabilidade maior no seu trabalho, de maneira que todos os seus direitos reservados pela lei de aprendizagem sejam cumpridos, e mesmo no momento de exceção sejam garantidos.

Diretrizes do programa

O programa jovem aprendiz estabelece algumas regras que devem ser seguidas pelas empresas, e todo o processo de fiscalização é muito rigoroso, contando com diversos métodos para que isso seja feito.

As empresas precisam destinar ao menos 10% do seu quadro geral para jovens aprendizes, sendo uma estratégia para dar oportunidades a jovens que procuram a primeira experiência profissional, sendo uma garantia desse lugar.

As empresas precisam também garantir direitos como:

●    13°

●    Férias remuneradas

●    Plano de saúde

●    Vale transporte

●    Vale alimentação

São todos os benefícios os quais os empregados possuem acesso, e por consequência os aprendizes também precisam ter, afinal, fazem parte do corpo de trabalhadores e são regidos pela CLT.

Tendo em vista que a reforma trabalhista não alterou nenhum tipo de regra da lei da aprendizagem, todos os benefícios permanecem, e isso segue até que sejam votadas novas reformas e caso sejam aprovadas.

Onde encontrar vagas

Todos os anos são abertas milhares de vagas de jovens aprendizes em diversas empresas, e para que você tenha acesso a essas vagas é importante estar em contato com programas que podem fazer esse tipo de aproximação.

Existem muitos serviços de intermediação desse processo de seleção, que realizam todo o processo, desde a prospecção, seleção e até o treinamento antes que esses jovens possam ir para as suas respectivas empresas.

O ideal é estar sempre atento aos momentos em que as vagas são disponibilizadas, e ter um cadastro ativo nas plataformas que fazem esse processo de seleção, de modo que se tenham as indicações para o trabalho.

Outro ponto importante é manter sempre o currículo atualizado a fim de que quando a oportunidade surgir você tenha as condições de sair na frente de muitos concorrentes, com realização de pequenos cursos e algo do tipo.

Muitas dessas instituições oferecem cursos de pequena duração, o que pode agregar e muito na procura de um trabalho, e por isso é preciso entender quais são as condições de melhorar seu currículo.

Benefícios do programa

O programa jovem aprendiz é voltado para quem não tem nenhuma experiência profissional, e busca acessar à vagas que são destinadas justamente para a aprendizagem, o que serve para ganhar experiência.

Por isso, é sempre importante pesquisar vagas, já que é uma das maneiras de ingressar no mercado de trabalho, adquirindo conhecimento e também condições para que posteriormente consiga novamente galgar uma vaga profissional.

Tudo isso pode ser feito junto com o estudo, sendo uma das exigências em alguns casos, em que o jovem precisa estar matriculado e frequentando regularmente alguma instituição de ensino, o que vai fazer diferença.

É o tipo de programa voltado especificamente para quem quer acessar à vagas destinadas para quem não sabe como iniciar a carreira profissional e por isso é preciso contar com leis que possam dar esse suporte.

Através do programa jovem aprendiz, a experiência necessária para conseguir futuros empregos está de fato garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos para alavancar sua carreira: 5 melhores

Melhores sites para cursos gratuitos de tecnologia