É importante resgatar, desde a necessidade e depois o surgimento da lei que permitiu e regulamentou trabalho de jovem aprendiz, bem como o beneficio ampliado a milhares de jovens em idade entre 14 e 24 anos de idade.
Sobre a lei e sua criação
A lei 10097, e ampliada pelo decreto 5598, estendendo o limite de idade para 24 anos em 2005, surgiu para regulamentar os artigos do estatuto da criança e do adolescente que cita o direito do jovem ao trabalho e à profissionalização.
Essa lei foi criada para atender três aspectos importantes:
- A erradicação do trabalho infantil. Criar condições para erradicar exploração do menor em trabalhos escravos, e/ou subempregos.
- Combate à evasão escolar. Conscientizar a família de que a necessidade do jovem trabalhar para auxiliar no sustento da casa passa também pelo crescimento escolar e permite que as duas coisas andem em paralelo. Estudar e trabalhar.
- Erradicação da fome. O fato de se trabalhar de forma justa, sem exploração, somado à continuidade dos estudos, gerando melhores salários, contribui para a diminuição da fome nas famílias.
Direitos dos aprendizes:
A lei deixa clara a proibição de trabalho a menor de dezesseis anos, a não ser na condição de jovem aprendiz.
Cita também que os locais de trabalho não podem ser prejudiciais à sua formação e desenvolvimento físico, moral, psíquico e social e que impeçam sua frequência escolar.
O contrato de trabalho é especial, com prazo determinado de no máximo dois anos e se estende a jovens com idade de 14 a 24 anos. O menor salário a ser pago, é o salario mínimo. O jovem tem que estar estudando.
A empresa assegura a formação técnica e desenvolvimento profissional do jovem aprendiz levando em conta aspecto moral, físico e psicológico. O jovem aprendiz deve cumprir as tarefas a ele delegadas com responsabilidade e diligencia.
As empresas devem manter em seus quadros e matricular jovens aprendizes, em numero de no mínimo, cinco por cento e máximo, quinze por cento de colaboradores existentes, em que as funções necessitem formação profissional.
Com a normalização dessa atividade, através do instrumento legal, várias empresas, independentemente do porte, aderiam ao programa jovem aprendiz.
A VIVO, prontamente aderiu e estabeleceu seu programa jovem aprendiz VIVO, atendendo todos os aspectos e diretrizes legais.
Trabalhar em uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo é uma oportunidade impar. A Vivo, com anos de tradição e competência, vem, além de já ter em seus quadros, profissionais de excelência, também está oferecendo a oportunidade para jovem aprendiz Vivo.
Visualizando a dificuldade de colocação no mercado e a quantidade de jovens em busca de colocação profissional, a Vivo tornou realidade com amplitude nacional, o programa Jovem aprendiz vivo 2021.
O programa Jovem Aprendiz Vivo é um dos mais procurados do mercado. Vem ancorado pela Vivo, uma empresa tradicional e uma das maiores no seu segmento na área de comunicações.
A possibilidade de aprendizado sólido, em uma empresa de grande porte e de tecnologia como a Vivo, faz com que jovens se interessem e busquem o ingresso na empresa através do programa.
Bem estruturado, com direcionamento técnico profissional voltado para a excelência, promove o crescimento do jovem aprendiz e cria a oportunidade de efetivação na Vivo, após o término do programa.
Remuneração e Benefícios
- Salário compatível com o mercado
- Férias
- Décimo terceiro
- FGTS
- Vale refeição
- Vale transporte
- Vale alimentação
- Assistência Médica e Odontológica
- Possibilidade de efetivação quando do término do contrato como aprendiz
Para se inscrever e buscar vagas de jovem aprendiz VIVO é necessário:
- Idade entre 14 a 24 anos
- Estar matriculado no ensino médio, cursando ou concluído com notas boas.
- Disponibilidade de carga horária de 4 a 6 horas por dia
- Carteira profissional sem registro de ocupação anterior
Faça sua inscrição no programa Jovem aprendiz VIVO, clicando em (https://jobs.telefonica.com/?locale=pt_BR), e siga os passos:
- Escrever Jovem Aprendiz
- Veja vagas em aberto
- Preencher informações
- Enviar Curriculum
- A empresa entrará em contato
O processo de seleção de qualquer profissional, seja ele sênior ou aprendiz, é carregado de etapas e exaustivo. Se você foi o escolhido é porque visualizou em você um jovem aprendiz que pode vir a ser um profissional efetivo na empresa.
O mínimo que ela deseja é comprometimento, um profissional capaz de aceitar desafios e resolve- los e que demonstre proatividade. Afinal, ela está investindo em você!
Melhorar e desenvolver habilidades, promover o crescimento técnico, através do estudo, leitura, escrita. Tudo isso e muito mais, irá consolidar seu crescimento e fará de você, um grande profissional.
Dicas que podem auxiliar um Jovem Aprendiz VIVO
- Senso de organização. Mantenha seu espaço de trabalho limpo e com tudo no lugar
- Não hesite em questionar algo que não compreendeu. Isso demonstra personalidade e não corre o risco de fazer a mesma atividade duas vezes
- Significa que entendeu bem a atividade e está propondo alternativas melhores.
- Seja maleável para aceitar críticas construtivas. Saber receber críticas, mostra desenvolvimento maturidade e que está aprendendo.
- Mostre interesse pelo que faz.
- É importante ser educado no trato com os colegas, ter simpatia.
- Mostre e seja otimista.
- Discrição é muito importante! Procure não invadir espaço alheio